Estava me olhando no espelho e percebi que minha testa estava descascando um pouco, como não tomei sol recentemente e uso hidratante com frequência, achei estranho e liguei para a Dra. Adriana Vilarinho, dermatologista que cuida da minha pele há tempos, e aproveitei para pegar umas dicas com ela sobre esse assunto.
É super importante cuidar da pele também no inverno, que, aliás, já chegou por aqui e parece que está bem animado rs. Nesta época do ano, o aspecto de nossa pele fica mais áspero, sem brilho e, em algumas áreas do corpo, pode ate rachar.
Os banhos são mais quentes e um pouco mais longos… Atenção aí minha gente: a água deve estar morna e o banho precisa ser mais rápido. O uso de buchas ou esponjas não é indicado, pois elas deixam a pele mais sensível. O manto lipídico* que recobre a pele é fundamental para sua integridade.
Então o que fazer?
– intensificar a hidratação – o ideal é aplicar o hidratante logo após o banho;
– lábios, pés e mãos precisam de cuidados e produtos específicos;
– o rosto é a região do corpo que mais sofre com o frio. É fundamental lavar o rosto sempre com água e usar hidratante com filtro solar;
Esse momento é ideal para procedimentos estéticos como lasers, peelings, tratamentos para estrias e cicatrizes, já que, para esses casos, quando mais longe do sol você estiver, melhor.
Além dos cuidados diários que conhecemos e fazemos sozinha, é sempre bom nesta época aproveitar e marcar uma hidratação profunda e procurar máscaras específicas para seu tipo de pele… Sai um pouco mais caro, mas isso é uma vez ou outra e sua pele agradece.
*manto lipídico: camada de gordura protetora