Estar em Belém do Pará e não ir ao restaurante Remanso do Bosque, não vale! Kkkk Esse lugar é muito indicado e querido por todos – Estive lá e, claro, não resisti às delícias do renomado e talentosíssimo chef Thiago Castanho, um típico paraense – fala mansa, jeito tímido, mas orgulho da sua raiz.
Depois de formado pelo Senac em São Paulo, ele decidiu voltar para a sua cidade natal e colocar em prática tudo que aprendeu, dando continuidade ao trabalho realizado pela família Castanho, de valorização dos ingredientes e produtores locais, mostrando ao mundo o Brasil do Norte. Ele sabe da expressão de sua profissão e, por isso mesmo, voltou seu olhar para a tradição da cozinha amazônica.
Suas receitas representam a cozinha paraense, com pratos típicos e fartos, ideais para compartilhar e proporcionar um momento de prazer ao lado da família e dos amigos. Thiago combina a cozinha tradicional com técnica e criatividade, se relacionando com microprodutores – muitos dos seus ingredientes são de lugares próximos a Belém, como a Ilha do Combú. Seus pratos possuem particularidades regionais, desde o uso de vegetais e frutas como açaí, cupuaçu, bacuri, e piquiá, até os peixes nativos como pirarucu, tucunaré e tambaqui.
Hoje, com apenas 27, Thiago é um dos maiores nomes da gastronomia nacional. Segundo o jornal The New York Times, ele é um dos mais inovadores chefs do Brasil, fazendo renascer a culinária amazônica. Além disso, foi eleito por três vezes Chef do Ano pela revista Veja Comer & Beber Belém, figurou na lista da revista Forbes 2015, que elegeu 30 brasileiros de destaque em diferentes áreas, integra a lista dos 50th Best Restaurants da América Latina e recebeu o título de chef do ano 2015, pela revista Prazeres da Mesa.
Localizado ao lado do Bosque Rodrigues Alves, considerado um pedaço da floresta Amazônica no meio de Belém, o Remanso do Bosque foi inaugurado em dezembro de 2011. No restaurante, o chef trabalha com peixes regionais e outros ingredientes típicos assados no forno a lenha e na brasa de carvão.
É lindo ver de perto tudo que o Thiago construiu, e sua história de sucesso se deve ao talento. Saber misturar os alimentos, manter os sabores do Pará e trazer a cozinha regional pra sua mesa com um jeitão bem diferente!
Vamos lá, pedi pra começar entradinhas para conhecer um pouco mais do cardápio, que é extenso e delicioso.
– Bolinho de vatapá com camarão: vale lembrar que o vatapá do Pará é um pouco diferente do bahiano, pois não leva o dendê, portanto é mais leve;
– Nhame frito: pense em uma delicia rs;
– Salada de tomate com cebola roxa e uma farofinha, que minha nossa senhora;
Mas o que realmente não da pra sair do restaurante sem experimentar é o prato principal – Filhote, um peixe gigante e delicioso, ideal para dividir, tenho certeza de que você vai amar!
Então você já sabe, pensou em ir pra Belém, já liga e reserve seu lugar no Remanso do Bosque. Ainda por cima, na saída do restaurante tem uma espécie de mercadinho com todas as delícias de lá: manteiga de garrafa, pimentas, geléias, enfim, é um programasso esse lugar, você vai amar!
#vainaminha #comidaboa
Restaurante Remanso do Bosque
Travessa Perebebui nº 2350 – Belém/PA
Telefone: (91) 3347-2829
Horário de funcionamento: 3a. a sábado das 12h às 15h e 19h às 22h30 / domingo das 12h às 15h
www.restauranteremanso.com.br