Se hoje as bolsas, roupas e acessórios da Louis Vuitton estão na lista de desejos de pessoas ao redor do mundo todo, muitos não sabem que a tradição da grife vem de suas malas de viagem, principalmente os baús rígidos feitos sob encomenda, desde 1854.
Usados por reis, sheiks, nobres, socialites e celebridades, as malas da Vuitton sempre fizeram sucesso, não só pela beleza, como pela matéria prima de altíssima qualidade utilizada em sua construção. Feitas manualmente uma a uma por artesãos, esses mestres criam verdadeiras obras de arte que são a materialização de um item de luxo. Só para ter uma idéia, a marca já criou baús para as mais diversas situações, desde um mala que se transforma em mesa de piquenique, até um closet completo para levar na viagem. Também estão entre as criações feitas como special order, cases para maquiagem, instrumentos musicais, chapéus e outros objetos especiais que mereçam esse cuidado único.
Com tanta história e tradição, claro que tudo isso tem seu preço rs… Já que esse luxo todo fica restrito à uma parcela da população, agora o grande público poderá conferir de perto uma retrospectiva das peças mais icônicas da trajetória da Vuitton. De 04 de dezembro/15 à 21 de fevereiro/16, estará em cartaz a exposição “Volez, Voguez, Voyagez – Louis Vuitton”, no Grand Palais, em Paris.
Com curadoria de Olivier Saillard e cenografia assinada por Robert Carsen, a mostra é uma viagem através da história das malas da maison, dividida em nove capítulos, começando pelo baú, até chegar no que a grife é hoje e no que será no futuro. Entre os itens expostos está o modelo Steamer Bag, criado em 1901 pelo neto do fundador da LV, Gaston-Louis, para uso pessoal. Além do acervo vintage, também estarão peças mais recentes que ganharam intervenção de nomes como Damien Hirst e Richard Prince.
“A Louis Vuitton esteve sempre na vanguarda da criação. Mais de um século depois do seu nascimento, se a Louis Vuitton permanece como referência na moda é graças à sua contínua inspiração no seu passado, ao mesmo tempo que antecipa as tendências do presente. Para esta exposição, Olivier Saillard consultou os arquivos da Maison, decifrando todos os seus segredos numa brilhante visão do passado, presente e futuro.“, declarou Michael Burke, Presidente e CEO da Louis Vuitton, em comunicado à imprensa.
Mais um ótimo programa para incluir no roteiro de quem vai estar em Paris nos próximos meses… #luxo #exposicao #paris