A receita de hoje tem sabor especial em todos os sentidos! Primeiro, porque é uma das coisas que mais A-M-O comer, e, segundo, porque se trata de uma receita de família, ou seja, algo que tem muito valor afetivo para mim.
Essa salada de pepino que a D. Emma faz é um prova incrível de que o segredo das coisas está na simplicidade. Digo isso não desmerecendo pratos super elaborados feitos com ingredientes raros, porque eles também tem seu valor, mas sim porque é algo extremamente saboroso, simples de fazer e não custa caro. Ou seja, uma equação maravilhosa!
Não sei se vocês sabem, mas tenho descendência húngara por parte de mãe e é daí que vem essa receita de família. Minha saudosa avó já fazia para minha mãe, que compartilhou essa delícia com a gente, portanto faço questão de contar também pra vocês esse segredo. Na verdade se trata de algo bem fácil, mas quando você fizer, garanto que vai se surpreender!
Toda vez que almoço na casa da D. Emma, ela precisa fazer essa salada pra mim. Meu pedido é certo, e a resposta dela também: “Mas de novo você quer essa salada?” – Sim, sempre kkk. De verdade, não me canso desse prato, porque é delicioso, leve (perfeito para o verão), tem pimenta (que é algo que eu simplesmente adoro) e vai bem com tudo. Às vezes até como a salada só com arroz e feijão e pra mim está perfeito.
Receita típica em algumas regiões da Hungria, essa salada tem 2 segredinhos: o jeito de preparar, que faz toda a diferença, e um pitada de páprica, ingrediente tipicamente húngaro, que dá um toque único de sabor. Só de escrever essa pauta minha boca chega a encher de água, de tão gostosa que ela é (rs).
Então vamos lá, você vai precisar dos seguintes ingredientes: pepino, cebola, sal, óleo, vinagre, páprica, primenta-do-reino e pimenta dedo de moça.
Modo de preparo:
1 – Corte o pepino e a cebola em rodelas bem fininhas.
2 – Daí vem um passo que faz a diferença: coloque tudo em uma vasilha, adicione água e sal e repouse por umas 2 horas – não pule essa etapa, porque é isso que tira a acidez do prato.
3 – Escorra e lave bastante em água corrente. Mexa com cuidado e prove até garantir que tirou todo o sal.
4 – Para finalizar, acrescente óleo, vinagre, páprica, pimenta-do-reino e pimenta dedo de moça a gosto, de acordo com seu paladar (mais ou menos apimentado).
Está pronta, simples assim e deliciosa!
Pra quem gosta de pratos com sabor picante e um pouco azedinho, garanto que você também vai amar! Pode fazer, que vai ser um golaço! #delicia #receitademae #amomuito