Contact Information

Theodore Lowe, Ap #867-859
Sit Rd, Azusa New York

We Are Available 24/ 7. Call Now.

Quem passa pela esquina das ruas Coronel Oscar Porto e Abílio Soares, no bairro do Paraíso, em São Paulo, não imagina que alí é o endereço de um templo da culinária árabe. Sem o luxo de grandes restaurantes e em um ambiente que comporta pouco mais de 20 pessoas, a Tenda do Nilo é uma descoberta, uma das coisas legais de se morar em uma cidade como essa, que reserva tantos tesouros escondidos.

Kibe crú, uma das delícias da Tenda do Nilo - Foto: reprodução Revista Veja
Kibe crú, uma das delícias da Tenda do Nilo – Foto: reprodução Revista Veja

Conheço a Tenda já tem alguns anos, e sempre que posso retorno para matar a saudade de comer as delícias desse lugar único. Comandado pelas irmãs Olinda e Xmune Isper, o restaurante oferece o melhor da tradicional culinária árabe, em porções e pratos variados, como se tivessem sido preparados em uma casa de família, só que lá no Líbano ou na Síria, por exemplo.

A história do Tenda do Nilo começou nos anos 1970, quando a família Isper, de origem libanesa, veio para o Brasil. A mãe Barbara, já sonhava em ter um restaurante por aqui com as filhas Olinda e Xmune, para quem já ensinou desde cedo os segredos da culinária árabe. Somente em 1999 esse sonho se transformou em realidade, quando as duas irmãs decidiram abrir o restaurante e dar continuidade à tradição da culinária da família e da terra natal. Detalhe: a Tenda do Nilo foi eleita, em 2013, como o melhor restaurante árabe de São Paulo pela Revista Veja.

Uma viagem pela gastronomia árabe - Foto: reprodução Revista Veja
Uma viagem pela gastronomia árabe – Foto: reprodução Revista Veja

Tudo lá é delicioso – os clássicos quibe crú e falafel, além da famosa costela desfiada com trigo. Para começar, a pedida é o trio de pastas (homus, babaganuche e coalhada seca), que você deve colocar bastante azeite e comer com o pão sírio, que é servido quentinho. Responsável pelo atendimento, Olinda faz questão de ensinar como se come cada prato e dá uma aula com informações da cultura de sua terra natal, o Líbano.

Prepare-se para se deliciar com os sabores da Tenda do Nilo - Foto: reprodução Revista Veja
Prepare-se para se deliciar com os sabores da Tenda do Nilo – Foto: reprodução Revista Veja

Imperdível, o quibe frito é sequinho e crocante, absurdamente delicioso, feito a partir de uma receita de família secreta. Elas não podem contar o segredo, mas dá pra perceber que ele tem bastante cebola no recheio, o que dá um sabor especial. Outro item bastante famoso no cardápio executado por Xmune, responsável por tocar a cozinha, é o o fatte, um pão árabe torrado e coberto com carne desfiada, grão-de-bico e coalhada fresca com castanha-de-caju e alho frito.

Mil e uma noites: não dá pra descrever, só provando!
Mil e uma noites: não dá pra descrever, só provando!

Prove tudo que der vontade, mas, por favor, reserve uma espacinho para a sobremesa. E não estou sugerindo qualquer sobremesa (rs), mas sim um das mais deliciosas que já provei. O nome já diz tudo – Mil e Uma Noites!

Eleita pela revista Paladar como a melhor sobremesa de São Paulo, em 2007, o doce é exclusivo de lá, não existe em outro lugar. Na verdade ela é a combinação de dois doces árabes: um bolo à base de semolina coberto com um delicioso creme de nata com pedaços de pistache. Vá com toda vontade e prove – dê a primeira colherada e sinta a explosão de sabores. É saboroso, mas não é doce demais, o que permite que você coma ele todinho sem perceber kkk. Somente então você entender porque a querida Olinda te pergunta ao oferecer essa maravilha: “Que tal fazer uma viagem?”.

Minha dica é se programar para fazer seu almoço de sábado por lá, melhor ainda se conseguir uma mesa na calçada.  Prepare-se para esperar, pois, como tudo o que é bom (nesse caso, ótimo), tem fila (rs). #delicia #gastronomia #habibe

Tenda do Nilo
Rua Coronel Oscar Porto, 638 – Esquina com Abílio Soares – Paraíso – S. Paulo
Tel.: (11) 3885-0460
De segunda a sábado, das 12h às 15h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *