Quando uma peça tem história é assim: ela se torna atemporal… É o caso da jaqueta perfecto, também conhecida como biker jacket, que surgiu lá trás, mas vira e mexe ela volta com tudo na moda.
O modelo marcou presença nos desfiles das principais grifes que acabaram de acontecer em Londres, Nova York, Milão e Paris, se estabelecendo com um dos itens obrigatórios para o Inverno 2016. Entre tantas aparições, foi na passarela da Moschino que ela reinou, se transformando em tops, saias e até vestidos, tudo criação de Jeremy Scott, atual diretor criativo da marca italiana.
Antes de mais nada vamos falar sobre como ela surgiu, assim fica mais fácil entender sua força na história do vestuário. Nos anos 1920, Irving Schott, um dos irmãos proprietários da Schott Bross, empresa novaiorquina que fabricava roupas impermeáveis, resolveu trocar os botões de uma de suas jaquetas por zíper para deixá-la mais resistente. De tão incrível que ficou, logo caiu no gosto dos motoqueiros, principalmente quando passou a ser distribuída para todos que compravam sua Harley Davidson, uma super sacada dessa que é uma das principais fabricantes de moto de todos os tempos.
Pois bem, foi então a jaqueta virou um código entre os motoqueiros, um símbolo de rebeldia dos jovens que tinham acabado de voltar da guerra e não queriam se vestir de forma tradicional. Mas foi nos anos 1950 que ela conquistou o mundo, quando apareceu sendo usada por Marlon Brando no cinema.
Pronto, de lá pra cá teve James Dean, Elvis Presley, Mick Jagger, Ramones, Sex Pistols, Fred Mercury, George Michael, Michael Jackson e outros astros da música e do cinema. Uniforme dos transgressores de suas épocas, ela saiu de seu ghetto original e passou a ser usada por rockers, punks, greasers etc.
Como já deu pra perceber, estávamos falando de algo bem masculino, até que Madonna mudou tudo quando apareceu no filme “Quem é essa garota”, usando a tal peça. Bingo! A perfecto se tornou um dos ícones da moda dos anos 1980, e, desde então, também usada pelas mulheres.
Vale ser de couro, de neoprene ou outro tecido, ter o shape original ou estilizada, com tachas, cristais, spikes, bordados ou qualquer outro elemento – até hoje os estilistas se inspiram nesse modelo para criar suas interpretações.
Se antes era usada com jeans e camiseta branca, fique à vontade para montar seu look com saia e blusa, vestido, no dia a dia, no trabalho, à noite ou na balada. Ela é um coringa!
Além de ser uma peça linda, o melhor é que ela clássica, o que significa que você vai usá-la sempre… #temqter #moda #fashionicon