Ele foi, voltou, foi e voltou tantas vezes, mas agora ele está de volta. Como sempre digo, a moda tem esse “poder” de colocar e tirar itens em nossa lista de desejos e, queiram ou não, o veludo molhado é uma das apostas para o Inverno 2016.
Assim como tem coisas que são praticamente unanimidade, também existem aquelas que dividem opiniões – o assunto de hoje é assim, polêmico. Chic, sinônimo de sofisticação, ou cafona, uma ostentação exagerada? O veludo molhado causa todas essas impressões, então, só por isso ele já teria seu mérito, porque tem atitude. Nunca vi alguém usar uma peça feita com esse tecido e querer passar sem ser notada… Afinal, nem sempre a gente quer aquele look clássico e neutro, que nos deixa quase à paisana. Tem dias que a gente quer causar mesmo kkk.
Só para você ter uma ideia, o veludo é um dos tecidos mais antigos do mundo, e, segundo alguns historiadores, seu nome tem origem no latim, mais especificamente na palavra “vellus”, que significa “pelos em tufos”. O que o deixa tão especial é a superfície macia e brilhante, com pelos curtos e densos. Criado na antiga Índia, de onde foi importado durante muito tempo por países da Europa, nos séculos XIV e XV, a Itália também passou a produzi-lo, principalmente na cidade de Veneza.
Clássico, cotelê, alemão, devorê ou molhado, esse último presente nos principais desfiles de moda, o veludo pode ser criado a partir de uma variedade de fibras, tanto das naturais como a seda, o algodão e o bambu, quanto das sintéticas como o rayon e o poliéster.
Além de ser quentinho, ideal para os dias mais frios, duas tendências de moda deram força para que o tecido viesse com tudo nesse inverno – os estilos vitoriano (tradicionalmente usado por nobres ingleses) e toureiro (vestimenta clássica espanhola). Daí você vai entender quando encontrar slip dresses, calças, jaquetas, casacos e blazeres confeccionados com veludo molhado nas mais variadas grifes, nacionais e importadas.
O mais legal é que ele não precisa ser usado apenas em situações mais formais e de festa – vale também no dia a dia, combinando com jeans, shorts, tênis etc. Para quem é mais despojada, aposte em looks constrastantes, compostos por peças despretensiosas.
Eu mesma tenho uma ou outra roupa em veludo molhado no meu armário e confesso que também tenho uma relação de amor e ódio com ele (rs). No momento, só love… E você, vai encarar essa tendência? #moda #fashiontrends #inverno2016