Quem estiver em São Paulo nesse final vai poder curtir um programa imperdível, a SP-Arte, maior feira de arte da América Latina.

O evento reúne cerca de 120 galerias nacionais e estrangeiras, que colocam seu acervo à venda ou apenas para exposição. Aliás, esse é um dos pontos mais legais da feira, porque você não precisa necessariamente comprar algo – mas pode olhar e fotografar à vontade os quadros, esculturas, objetos de decoração, instalações e fotografias.

Foi-se o tempo em que arte era um algo elitizado e restrito apenas aos experts. Hoje, basta andarmos pelas ruas, navegar pela internet, nas redes sociais e nos mais diversos lugares, que nos deparamos com alguma obra. Então, mesmo que você não entenda do assunto ou não seja um colecionador de arte, esta é um ótima oportunidade para você começar a conhecer mais sobre o assunto.

A começar pelo prédio da Bienal, onde acontece a feira, que já é uma experiência – a arquitetura de Oscar Niemeyer sempre faz bem aos olhos. O preço do ingresso é meio salgado (R$ 40,00 – tem 50% de desconto para quem tem carteirinha do estudante), mas vale a pena cada centavo, porque você vai ficar bem pertinho de algumas das obras mais valorizadas, muitas delas bem famosas. Tem Picasso, Salvador Dalí, Miró e Volpi, assim como nomes da arte contemporânea como Damien Hirst, Anish Kapoor e a brasileira Adriana Varejão, só para citar alguns.

Em sua 12a. edição, dessa vez as novidades ficam por conta do espaço chamado “Showcase”, em que cada galeria faz uma seleção de obras de até 3 novos artistas, a ala “Solo” para pequenas exposições individuais, o “Open Plan”, para grandes instalações, além do terceiro andar ser inteiro dedicado ao design, com móveis, luminárias e antiguidades de modernistas famosos como Sérgio Rodrigues, Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer, além de peças de design contemporâneo brasileiro.

Para quem quer se aprofundar no assunto, a SP-Arte também tem uma programação paralela de performances, lançamentos e premiações, tudo detalhado no site oficial do evento. #ficaadica #arte #cultura


SP-Arte 2016
Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, portão 3, S. Paulo
Tel. (11) 3259-6866
Qui. a sáb.: 13h às 21h / Dom.: 11h às 19h
Até 10/4 (domingo)
Ingressos: R$ 40 (50% de desconto com carteirinha do estudante) à venda na bilheteria do evento ou no site Ingresso.com.