Contact Information

Theodore Lowe, Ap #867-859
Sit Rd, Azusa New York

We Are Available 24/ 7. Call Now.

Que o Rio de Janeiro é uma Cidade Maravilhosa, isso o mundo inteiro já sabe… Mas a grande novidade que poderemos conhecer a partir de novembro é o AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul.

aquario-aquario-rio-de-janeiro-01

O lugar escolhido para a nova atração carioca não poderia ser melhor – a recém revitalizada área do Porto Maravilha, próximo ao centro da cidade, onde recebeu, recentemente, uma multidão para os eventos das Olimpíadas 2016. Toda repaginada, a região está ganhando diversas atrações nessa área da cidade que foge do tradicional roteiro Ipanema/Leblon/Copacabana. Afinal, o Rio tem uma infinidade de programas para fazer além das praias maravilhosas.

Imagina um passeio pelo fundo do mar, você ficar pertinho de peixes, tubarões e arraias… Lá isso é possível! Com 26 mil m2 de área construída e 4,5 milhões de litros de água, o AquaRio terá até 8 mil animais de 350 espécies diferentes em exposição. É como se a gente tivesse um pedacinho do oceano só pra gente.

aquario-aquario-rio-de-janeiro-02

Mas não vá pensando que os peixinhos são colocados em exposição de qualquer jeito. Antes de mais nada, tudo passa pelo Laboratório de Pesquisa e Quarentena,  que funciona como “casa temporária” e “hospital” para qualquer animal do aquário. Os peixes e invertebrados são aclimatados no novo ambiente, acomodados nos tanques, garantindo  prevenção e tratamento de possíveis problemas de saúde, para que eles tenham  qualidade de vida. Afinal, um dos objetivos do AquaRio é despertar a consciência para a preservação ambiental.

Ao todo são 28 tanques que criam esse ambiente lúdico e mágico. Um dos destaques do AquaRio é o tanque principal, o Recinto Oceânico e de Mergulho, que tem 3,5 milhões de litros de água, 7 metros de pé-direito e um túnel passando por seu interior – simplesmente surpreendente. Além disso, há mais 24 tanques secundários e áreas específicas (3 tanques de toque) onde o público, especialmente as crianças, pode interagir com alguns dos animais expostos.

aquario-aquario-rio-de-janeiro-02

Com a tecnologia a seu favor, lá também tem o Aquário Marinho Virtual, com instalações que permitem total interatividade para que o visitante tenha acesso a conceitos e informações sobre as espécies que não podem ter contato direto com o público, por motivos de segurança, saúde pública ou mesmo para evitar estresse aos animais.

O lugar também abriga o Museu de Ciências, onde vão rolar exposições permanentes e temporárias sobre os mais variados temas relacionados ao ambiente marinho e aquático, uma forma de agregar mais conhecimento ao visitante, além de garantir a preservação de acervos e coleções científicas. Na “Estação do Plâncton” é possível explorar o mundo dos seres microscópicos que vivem no mar. Para conhecer o que nossos olhos não veem sozinhos, um microscópio fica à disposição dos visitantes. Imperdível também a “Exposição de Conchas”, onde o visitante pode ver essas partes tão especiais dos moluscos sob um novo olhar, em seus variados tamanhos, cores, formas e funções.

aquario-aquario-rio-de-janeiro-03

Outro ambiente que promete divertir a criançada é o Aquário Virtual. Trata-se de um aquário digital com peixes criados pelos visitantes. Composto por 2 terminais de criação e 1 videowall de visualização dos peixes no ambiente virtual, lá é possível  personalizar a espécie, cores e tamanho. Quando você tiver “feito” seu peixinho, cada criatura ganha um nome, você salva o peixe criado um cartão e poderá levá-lo pra casa. Não é demais?

aquario-aquario-rio-de-janeiro-04

Já imaginou passar a noite no fundo do mar? A atividade acontece dentro do túnel que passa no meio do Grande Tanque Oceânico. Direcionado para crianças a partir de 6 anos de idade (acompanhadas de pelo menos um dos responsáveis), o programa oferece lanche à noite e café da manhã, além de disponibilizar colchões, cobertas e travesseiros (quem quiser pode levar o seu de casa).

aquario-aquario-rio-de-janeiro-06

Para quem se interessar, lá também é possível agendar uma visita aos bastidores do aquário para ver como tudo funciona. Ainda não disponível na inauguração, em breve também poderá ser possível mergulhar com alguns dos mais temidos animais marinhos, claro, com toda a segurança e na companhia de profissionais.

Tudo a ver com o mar, o surf também ganha espaço especial no Museu do Surf, um espaço dedicado ao esporte, com parceria com Rico de Souza,  surfista há mais de 50 anos, que guardou ao longo de sua trajetória, fotos e objetos que mostram o desenvolvimento do surf no Brasil e no mundo. O acervo conta com relíquias que vão desde os anos 1960, com as madeirites, pranchões, e toda a evolução das pranchas até os modelos atuais usados por consagrados surfistas, como Silvana Lima, Neco Padaratz, Vitor Ribas, Gabriel Medina e Mineirinho.

aquario-aquario-rio-de-janeiro-08

Para garantir um passeio completo, o local conta com uma super infraestrutura, com estacionamento, praça de alimentação e uma lojinha com vários objetos para você levar pra casa um pouquinho dessa experiência aquática.

Eu ainda não tive a oportunidade de conhecer o AquaRio, mas com certeza estará no meu roteiro em minha próxima viagem a passeio no Rio de Janeiro. #diversao #meioambiente #riodejaneiro

aquario-aquario-rio-de-janeiro-09

AquaRio 
Praça Muhammad Ali, Porto Maravilha – Rio de Janeiro
www.aquariomarinhodorio.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *