Por menos tempo que tenha, quando ir à Barcelona, obrigatoriamente você precisa visitar 4 pontos turísticos: a Catedral da Sagrada Família, a Casa Batlló, a Casa Milà e o Parque Güell, todas essas de autoria de Antoni Gaudí, arquiteto espanhol que ganha exposição a partir de 20 de novembro/16, em São Paulo. Claro que a cidade tem outros atrativos, mas esses são a cara de lá e retratam bem a arte catalã.
Já tive a oportunidade de ir pra Barcelona e ver de perto esses lugares, então posso dizer quão incrível é o trabalho desse artista, que tem uma identidade muito própria. Se na época em que estava vivo (ele viveu entre 1852 e 1926), seu trabalho não era compreendido, atualmente seus mosaicos servem de referência para o mundo inteiro. Tudo feito artesanalmente, cada fragmento de cerâmica daquele foi colocado um a um, estrategicamente pensados para dar a forma ao que ele pensou.
Apenas como curiosidade, sua principal obra-prima é a Sagrada Família, que continua sendo construída mesmo após a sua morte e é um dos lugares mais visitados da Espanha. Estive lá e fiquei absolutamente impressionada com a grandiosidade e a riqueza de detalhes desse trabalho que mostra sua forte ligação com a religião católica. Incrível!
Por isso adorei saber que parte do acervo de Gaudí vai estar aqui pertinho da gente, na exposição “Gaudí, Barcelona 1900”, com mais de 70 obras entre maquetes, objetos e móveis desenhados por ele. A mostra celebra 90 anos de sua morte e traz também algumas peças feitas por artistas espanhóis que se inspiraram em sua estética modernista, que também tem influências góticas e orgânicas.
Aproveite que essas obras estarão na cidade, para sentir um pouco da atmosfera do artista e se empolgar para colocar Barcelona no roteiro de sua próxima viagem. #arte #exposicao #cultura
“Gaudí, Barcelona 1900” – Instituto Tomi Ohtake
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 (entrada pela Rua Coropés, 88), Pinheiros – S. Paulo
Terça a domingo das 11h às 20h
www.institutotomieohtake.org.br