Se até bem pouco tempo a grafite era considerada vandalismo, as coisas mudaram tanto que, hoje, essa arte de rua virou o jogo e quebrou barreiras. Não estou falando de pixação, dessas feitas sem critério, que apenas sujam a fachada de prédios e residências… Me refiro à uma outra história, das imagens que passam alguma mensagem ou servem apenas para enfeitar.
As principais cidades do mundo ganharam novas paisagens com as interferências feitas por essas artistas de rua. Em São Paulo, basta andar pela av 23 de Maio para ver uma verdadeira galeria a céu aberto. É muito legal passar de carro e ver aquela sobreposição de imagens multicoloridas, uma mais incrível que a outra.
Sabia que esses trabalhos são feitos por grandes nomes? Os Gêmeos, Crânio, Nina Pandolfo, Enivo, Kobra… Aliás, o Brasil é muito bem representado nesse cenário, porque nossos artistas fazem sucesso no mundo inteiro.
Invadido por essas imagens, o Beco do Batman, na Vila Madalena, virou ponto turístico e recebe milhares de pessoas para fazer fotos pelos muros inteiros grafitados – não tem um espaço sem tinta por ali (rs). Prova de que essas pinturas agradam é a quantidade de gente que circula pelas vielas grafitadas…
Pela cidade toda você encontra essa manifestação artística – na av. 9 de Julho também tem obras lindas e os edifícios ao longo do Minhocão viraram grandes telas. Na Vila Madalena, que já é um reduto das artes, as grafites estão nas ruas e nas galerias, já que muitos desses trabalhos são super valorizados no mercado das artes.
Berço da street art, Nova Iorque também tem seus redutos. Por toda Manhattan e no Brooklyn você encontra o trabalho dos principais artistas em lugares nos mais improváveis. Basta prestar a atenção que você vai se deparar com trabalhos menores ou que invadem um muro gigante.
Miami tem um espaço especial para o grafite – basta andar pelas ruas de Wynwood para encontrar obras incríveis.
Em Londres, basta andar pelo East London, mais precisamente nos bairros de Shoreditch e Brick Lane para encontrar obras feitas pelos deuses do grafite.
Muitas vezes estamos correndo tanto e com a cabeça nos compromissos, que passamos por todos esses lugares e nem prestamos a atenção (rs). Experimente olhar para os lados e contemplar essa explosão de cores… Garanto você vai sentir alguma sensação boa, porque o que é belo faz bem à alma! #arte #streetstyle #selvadepedra