Contact Information

Theodore Lowe, Ap #867-859
Sit Rd, Azusa New York

We Are Available 24/ 7. Call Now.

Tá afim de curtir um friozinho nessa época que faz esse super calor no Brasil? O jeito é dar uma escapadinha para a parte de cima da linha do Equador, que sempre terá temperatura oposta da nossa. América do Norte, Europa, Mediterrâneo, Ásia… Com tantas opções interessantes, hoje quero falar sobre um lugar fora do eixo mais procurado pela maioria – Viena, na Áustria. A gente sabe que existe, mas lá não é um destino que está no topo da lista dos brasileiros – mas deveria, porque a cidade é simplesmente fantástica…

Viagem Europa Viena Austria 01
Viena é um sonho…

Quem tem mais de 30 anos, que é o meu caso (rs), já deve ter ouvido do filme “Sissi, a Imperatriz”, verdadeiro clássico do cinema mundial. Estrelada por Romy Schineider, a produção conta a história de Elisabeth da Áustria, conhecida como Sissi, uma das mulheres mais importantes na história do mundo. E o que ela tem a ver com Viena? Tudo (rs)… Aliás, até com o Brasil, porque ela era prima da nossa Maria Leopoldina.

Viagem Europa Viena Austria 02
Sissi, a excêntrica e polêmica Imperatriz

Além de ver gente bonita e educada, comer muito bem e  fazer compras, esse é o tipo de viagem que você tem uma aula de história no lugar onde ela aconteceu. Nada de teoria – lá a coisa é na prática, você vai pisar onde eles pisaram e entender melhor aquilo que até então só tinha visto nos livros.

Um prédio mais lindo que o outro - esse é o da Ópera de Viena
Um prédio mais lindo que o outro – esse é o da Ópera de Viena

Apenas relembrando, a Áustria já foi uma das maiores potências do mundo e a família dos Habsburgos, da qual Sissi fazia parte, era poder total. Por isso Viena tem tantos lugares fascinantes para conhecer, muitos deles construídos naquela época ou até mesmo restaurados depois da guerra, que destruiu boa parte da cidade.

O encantador Palácio de Belvedere
O encantador Palácio de Belvedere

Claro que vai da disponibilidade de tempo e dinheiro, mas 5 dias são suficientes pra poder conhecer bem a capital austríaca. Não vou explicar aqui todos os pontos turísticos, mas quero listar algumas coisas imperdíveis pra você fazer lá.

É uma delícia se perder pelas ruas de Viena...
É uma delícia se perder pelas ruas de Viena…

Como a língua deles é o alemão, que a maioria não domina, o jeito é se virar com inglês mesmo (rs). Pra facilitar, sempre recomendo contratar um guia que fale português, pelo menos por 1 dia. O ideal é que esse passeio guiado seja feito logo no início da viagem, assim você já terá orientações básicas de como funciona a cidade, os hábitos deles etc… Por exemplo, não achando que dá pra sair para jantar muito tarde, porque a maioria dos restaurantes lá fecha por volta das 22h.

Tudo lá parece conto de fadas...
Tudo lá parece conto de fadas…

Outra sugestão legal é fazer um tour naquele ônibus especial para turistas, sightseeing bus, que tem em todas as cidades fortes em turismo, assim você já dá uma geral na cidade de forma bastante objetiva. Vai ficar muito mais fácil escolher onde gostou mais e deu vontade de conhecer melhor.

Uma cidade para prestar a atenção em todos os detalhes
Uma cidade para prestar a atenção em todos os detalhes

Imperdível visitar o palácio Hofburg, residência de inverno da Sissi e onde funciona atualmente o Sissi Museum, aberto para visitação pública (tem que pagar ingresso, mas vale super a pena). Lá você vai pode ver de perto todos os luxos dignos de uma família real, bem daquele jeito que a gente imagina ser num conto de fadas. Porcelanas maravilhosas, jogos de jantar de prata e ouro  e coisas que a gente nem imagina.

Palácio de Hofburg, residência de verão da Sissi
Palácio de Hofburg, residência de verão da Sissi

Lá também é possível visitar alguns cômodos do palácio, que foram mantidos como eram – tá tudo intacto, com decoração, roupas e objetos usados por eles. Uma loucura de incrível! Esse passeio dá pra fazer em meio período e com o áudio guia que eles entregam na entrada, você entender tudo direitinho.

Decoração incrível do Palácio de Hofburg
Decoração incrível do Palácio de Hofburg
As porcelanas estão intactas
As porcelanas estão intactas
Olha o poder dessa mesa de jantar
Olha o poder dessa mesa de jantar
Vestido usado por Sissi, que está exposto em Hofburg
Vestido usado por Sissi, que está exposto em Hofburg

Você também precisa visitar os palácios Belvedere e Schönbrunn, esse último era a residência de verão dos Habsburgos, e a catedral de São Estevão, uma igreja imponente e com arquitetura deslumbrante. A igreja fica bem no centro, dá pra fazer rapidinho, mas esse outro palácio é um pouco mais afastado, vai precisar de pelo menos meio período.

O Palácio Schönbrunn, que é mais lindo de se ver no verão, por conta do jardim maravilhoso
O Palácio Schönbrunn, que é mais lindo de se ver no verão, por conta do jardim maravilhoso

Como vai estar na terra onde viveu Mozart e outros mestres da música clássica, você não pode deixar de assistir à uma ópera. Pra fazer bonito, leve um look mais formal, assim estará mais de acordo com o ambiente. Você pode comprar os ingressos pela internet e ter a comodidade de garantir seu lugar onde preferir, ou pagar bem menos arriscando comprar lá na hora, pouco antes do espetáculo. Se for a segunda opção, não dá pra ter certeza se vai ficar num lugar bom. De qualquer forma, o importante é viver essa experiência, que é inesquecível.

A emoção de assitir à uma ópera
A emoção de assitir à uma ópera

Prepare-se para comer muito bem, porque eles arrasam na gatronomia, sem contar que no inverno dá ainda mais vontade de devorar tudo. O que você precisa provar: um chocolate quente com chantilly, a famosa torta de chocolate com recheio de damasco do Café Sacher, o apfel strudel (torta de maçã servida com chantilly) e qualquer doce maravilhoso da Demel, doceria que existe desde 1786 e abastecia o palácio com essas maravilhas.

A torta de chocolate mais famosa do mundo - a original só no Café Sacher
A torta de chocolate mais famosa do mundo – a original só no Café Sacher

Não deixe de comer o schnitzel, um filé à milaneza delicioso, que é típico de lá. O mais famoso é do Figlmüller, premiadíssimo, portanto sempre lotado, ou seja, precisa fazer reserva. O prato é gigante, então dá para dividir tranquilamente. O ideal é pedir algum acompanhamento, como uma salada de batata, que é deliciosa.

O delicioso e premiado schnitzel do Figlmüller
O delicioso e premiado schnitzel do Figlmüller

O goulash, aquela sopa de carne verduras muito famosa na Hungria, vai muito bem e tem em praticamente todos os restaurantes. Quentinho, ele é perfeito para tomar com um pãozinho. É uma opção mais leve, que vai te matar a fome e deixar disposta para andar bastante, porque quando estamos viajando para um lugar assim, a última coisa que se deve fazer é ficar trancada no hotel (rs).

Apesar de ser típico na Hungria, o goulash é muito encontrado em Viena
Apesar de ser típico na Hungria, o goulash é muito encontrado em Viena

Outra marca registrada da cidade é o tafelspitz, uma picanha cozida com legumes e servida com creme de espinafre e batatas gratinadas. Não é à toa que esse era o prato preferido do Imperador Francisco José. O lugar mais recomendado para provar essa delícia é o restaurante Plachutta.

Viagem Europa Viena Austria 11

Não deixe de programar uma refeição em um dos 3 cafés mais tradicionais da cidade e voltar no tempo. O Schwzenberg existe desde 1861 e é fantástico! O lugar é super chic e mantém a atmosfera glamurosa daquela época, parece que você realmente voltou no tempo. Tudo lá é gostoso, doces e salgados, ótimo no café da manhã, almoço, chá da tarde ou no jantar.

O charmoso Café Schwzenberg
O charmoso Café Schwzenberg

Se preferir um cardápio mais internacional, a pedida é o restaurante Fábio’s, que tem 2 estrelas no Guia Michelin. Qualquer que seja seu pedido, tenha certeza de que será incrível (rs). Super disputado, é fundamental que você faça reserva.

O luxuoso e imperdível Fabio's Restaurante
O luxuoso e imperdível Fabio’s Restaurante

Para quem é chocólatra como eu, prepare-se, porque lá tem chocolates maravilhosos por onde você andar. É uma tentação! E não precisa ser dos mais caros, porque todos são deliciosos.

Chocolate maravilhosos em todos os lugares
Chocolate maravilhosos em todos os lugares

Viena tem muitos outros museus, a Wiener Riesenrad, roda gigante mais antiga do mundo e várias atrações turísticas. Aliás, sempre recomendo ler um guia antes de viajar, assim você se organiza melhor sabendo o que tem pra fazer, assim vai aproveitar muito mais esse investimento. Sim, acho viagem um investimento, porque é algo que você vive, aprende e ninguém vai te tirar.

A roda gigante mais antiga do mundo
A roda gigante mais antiga do mundo

Garanto que você vai amar e ter essa viagem pra sempre na memória e no coração… #europa  #contodefadas #amoviajar

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *