Contact Information

Theodore Lowe, Ap #867-859
Sit Rd, Azusa New York

We Are Available 24/ 7. Call Now.

Sem essa de dizer que não entende de arte (rs)… Eu também não sou expert no assunto, mas cada vez que vou à uma exposição sempre aprendo algo novo. Isso significa que, se você realmente ainda não conhece nada, na primeira vez vai aprender um pouco, na segunda também e assim por diante. Falar sobre arte é falar sobre cultura, sobre o estilo de vida de um povo em uma época, sobre comportamento de uma forma em geral. Claro que tem muita coisa por aí mais conceitual, que é só pra quem é entendido no assunto, mas também tem outras que são de fácil entendimento.

Arte Museu MASP Exposicao Toulouse Lautrec 01

É o caso da exposição de Toulouse-Lautrec, em cartaz no Museu de Arte de São Paulo – MASP, até 01 de outubro/17. Um dos artistas mais importantes de todos os tempos, ele focou seu trabalho em retratar a boemia parisiense no século XIX, período em que a noite pegava fogo por lá. Frequentador assíduo dos bordeis e amigo das profissionais que ali trabalhavam, ele gostava de pintar cenas que mostravam como era o dia a dia dessas mulheres, tudo de forma muito delicada e poética.

Arte Museu MASP Exposicao Toulouse Lautrec 02

Também figuravam em suas pinturas, artistas, burgueses, trabalhadores e outros personagens que faziam parte da cena noturna da capital francesa. Não deixe de ler a legenda de cada obra, assim fica mais fácil entender as mensagens, muitas vezes pouco explícitas, que explicam o contexto. Mais do que pinturas lindas, Toulouse sempre fazia alguma crítica social.

Arte Museu MASP Exposicao Toulouse Lautrec 03

A mostra reúne 75 obras como pinturas, cartazes e gravuras, além de documentos que mostram a relação do artista com seu círculo de amigos. Ele aborda o papel da mulher na sociedade da época, do preconceito com as prostitutas, da importância do surgimento da luz elétrica nos cabarés, da rotina dos trabalhadores que procuravam por diversão, entre outros fatos.

Arte Museu MASP Exposicao Toulouse Lautrec 04

Preste atenção na cartela de cores, sempre muito criteriosa, com predominância dos tons pastel. É incrível como os traços dele tem personalidade, porque só de olhar uma pintura dele, facilmente você já vai identificar sua autoria.

Arte Museu MASP Exposicao Toulouse Lautrec 06

Mais do que ver quadros, com certeza você terá uma aula importante de história dessa época com imagens que dizem muito! Um ótimo programa pra quem tirou férias agora com a criançada ou para os finais de semana… #arte #cultura #masp

Exposição “Toulouse-Lautrec em vermelho”
Museu de Arte de São Paulo – MASP
Avenida Paulista, 1.578 – Cerqueira César, São Paulo
Até 01/outubro/17
De terça a domingo, das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30); quinta-feira, das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)
Ingresso: R$30,00 (entrada) / R$15,00 (meia-entrada) – 3a. feira tem entrada gratuita
www.masp.art.br