Contact Information

Theodore Lowe, Ap #867-859
Sit Rd, Azusa New York

We Are Available 24/ 7. Call Now.

Tem coisas que a gente adora, mas nem sempre para pra saber um pouco mais sobre ela. Com certeza você já provou ou viu em algum cardápio um prato com trufas. Não estou me referindo às de chocolate (rs), mas ao ingrediente que, de tão raro e caro, é considerado a joia da alta gastronomia.

Não tem como explicar nem dizer que o cheiro e o sabor são parecidos com isso ou aquilo – é algo realmente único! Aliás, ou você ama ou odeia – eu sou louca por pratos trufados. Alguns pratos, por mais simples que pareçam, quando ganham um toque de trufa, parece que se transformam. Mas tem que ser um toque mesmo, porque se for demais, pode acabar ficando enjoativo, então tem que ser usada na medida.

Típica de regiões da Itália e da França, a trufa tem o seu valor porque não pode ser cultivada, pois é encontrada de maneira selvagem na natureza. Parecida com um cogumelo, ela nasce próximo a raízes de determinadas árvores como carvalho e castanheiras, em locais de clima bem úmido. O mais curioso é a forma como ela é encontrada, porque apenas cães treinados são capazes de farejar e descobrir onde tem uma trufa, normalmente entre 2o e 40 centímetros de profundidade no solo. É impressionante!

Seu cultivo é uma técnica que passa de pai para filho, uma verdadeira herança, pois é um negócio super lucrativo. Exportada para o mundo inteiro, ela é comercializada em sua forma natural ou em ingredientes trufados como sais, azeites e outras delícias. Como os meses de outubro e novembro são os mais favoráveis para sua colheita, os melhores restaurantes do mundo fazem a temporada de trufas, com pratos servidos exclusivamente durante esse período. Além de saborosíssimos, prepare o bolso porque são sempre mais caros kkk.

São cerca de 30 tipos diferentes de trufas, mas as mais valorizadas são as negras, que são encontradas durante um período maior do que os 2 meses que falei anteriormente, e as brancas, super aromáticas e cobiçadíssimas. Já provei muitos pratos maravilhosos com essa iguaria, mas sempre me lembro de um risoto de parmesão com lascas de trufas brancas que comi no Nelo, um dos melhores restaurantes de Nova Iorque. I-n-c-r-í-v-e-l!

Bem versátil, esse é o tipo de ingrediente que combina em várias situações – na massa, no risoto e em carnes, mas sempre com algo mais neutro, pois ele será o protagonista do prato. Aliás, você vai se surpreender ao provar um ovo trufado, porque é algo fantástico.

Como ele é a estrela da vez, assim como o caviar já foi um dia, você não só vai encontrar tartufo, que é trufa em italiano, em vários menús, como restaurantes especializados nessa delícia. É o caso da Tartuferia São Paolo, em São Paulo, que tudo do cardápio tem ou pode ter trufa, da entrada à sobremesa, inclusive nos drinks. Já pensou em chocolate trufado? Sim, é possível e é fantástico…

Quando tiver a oportunidade, não deixe de provar e apreciar o aroma e sabor únicos de uma trufa! #delicia #gastronomia #amomuito