Sou muito mais a favor de manter um lifestyle saudável o ano inteiro do que apenas se preocupar com o corpo quando o verão está chegando. Sei que não é tão simples fazer tudo direitinho na prática, mas é uma questão de escolha, se isso for se objetivo, com certeza ficará mais fácil torná-lo realidade.
Quando esse estilo de vida faz parte do seu dia a dia e não só quando bate aquele desespero com o peso na balança, fica muito mais fácil correr atrás do prejuízo, principalmente naquelas datas do ano que a gente já sabe que vai comer além da conta (rs). O Natal é um exemplo perfeito, porque é fato que vair rolar comilança, então já vamos ter um crédito, pra não ter arrependimento depois.
Apesar de parecerem óbvias, essas dicas do Rodrigo Polesso, especialista em nutrição e criador do programa online Código Emagrecer De Vez, podem fazer toda diferença no cuidado com a saúde e, respectivamente, com o corpo.
1– Foque no objetivo final:
O ideal é estar focado na tendência dos resultados e não nos resultados pontuais de cada dia ou semana. Afinal, você está no jogo para ganhar, e não se ganha esse jogo em apenas uma semana.
2- Não leve a balança tão a sério:
A balança, que mede o peso bruto, se tornou um medidor único do emagrecimento, mas não deveria ser assim. As mudanças no corpo e na mente, na disposição e no dia a dia são as melhores medidas. Tire algumas medidas do seu corpo e considere esse um método mais eficiente e eficaz para se medir o progresso.
3- Assuma a responsabilidade da sua decisão de emagrecer:
Entenda o que é preciso ser feito e siga adiante, e não culpe nada nem ninguém caso se desvie do caminho em algum momento.
4- Tenha a cabeça aberta para mudanças:
É preciso se esforçar para mudar. Para se obter resultados diferentes, precisamos fazer coisas diferentes. Muitas vezes, para conseguir um grande retorno, é preciso consumir alimentos com sabores um pouco diferentes da alimentação rica em açúcar e produtos industrializados à qual a maioria se acostumou.
5- Não se compare a outras pessoas:
Compare o seu progresso com você mesma, pois é possível que até mesmo inconscientemente você se compare ao que acontece com os outros.
6- Fique perto de pessoas com os mesmos objetivos que você:
Infelizmente algumas pessoas vão duvidar da sua capacidade de emagrecer, ou incentivar o consumo de alimentos que só atrapalharão o alcance dos objetivos. Procure estar perto de pessoas com o mesmo objetivo, ou de pessoas que te deem forças para seguir em frente.
7- Experimente novos sabores:
Como a maioria das pessoas está acostumada a sabores artificiais, é preciso livrar-se do “vício” causado por eles. Quando você faz isso com vontade, é simplesmente delicioso realçar as papilas gustativas e explorar os verdadeiros sabores do mundo.
8- Dê preferência aos alimentos naturais:
A natureza já fez o trabalho por nós e preparou os alimentos do jeito perfeito para consumirmos. Os grandes problemas de alimentação começaram a ocorrer no mundo quando o ser humano começou a processar e refinar estes alimentos.
9- Preocupe-se com a qualidade e não a quantidade:
Se o metabolismo e os hormônios estão em ordem, não há necessidade em focar no consumo de poucas calorias. Você terá muito mais tendência a perder peso, mantê-lo depois e não acumular gordura corporal em excesso.
10 – Sinta prazer em se alimentar:
É muito importante lidar com a alimentação de forma prazerosa e leve. Precisamos nos alimentar para viver, então precisamos ter prazer e aproveitar o momento com calma, por isso a comida não deve ser um vício ou algo para depositar angústias e problemas.
Sem loucura, sem piração, sem mágica – apenas um estilo de vida saudável de verdade…