Gente, não quero nem me aprofundar no assunto, porque não sou médica, mas me sinto na responsabilidade de reforçar a importância de cuidado máximo contra o coronavírus, ou Covid-19. Acabei de voltar da Itália, onde a coisa está séria, como você deve ter visto na imprensa, mas fui pra lá porque a viagem já estava marca há bastante tempo e foi antes da coisa ficar tão séria como ficou nos últimos dias. Até fiz um vídeo no meu IGTV, vale a pena conferir no Instagram.
Antes de mais nada, ao retornar ao Brasil, fui imediatamente fazer o exame, que deu tudo certo, graças a Deus. Enquanto estávamos lá, tomamos o cuidado de usar máscara, lavamos muiiito as mãos e usamos álcool gel o tempo todo. Desde que voltei, a situação piorou demais, não só na Itália, que está em um caos total, como em outros países, chegando ao ponto de ser classificacada como pandemia, que é uma epidemia a nível global, explicando de forma bem simples.
Bom, o que eu quero reforçar é que, infelizmente, a coisa é bem séria! Apesar do humor do brasileiro fazendo memes sobre o assunto, esse triste episódio não é brincadeira. Parecia estar tão distante da gente, mas o número de vítimas no Brasil vem crescendo a cada dia em proporções assustadoras. Vários eventos sendo cancelados, empresas colocando funcionários para trabalhar de casa, reuniões via Skype, algumas escolas suspendendo as aulas etc. Outro sinal de perigo é a decisão do Presidente dos EUA restringindo a entrada no país de pessoas vindas da Europa.
Pra piorar, como a doença é nova, ainda muita coisa precisa ser descoberta para seu tratamento e prevenção, mas algumas providências básicas TODOS nós devemos adotar. Pode parecer simples e óbvio, mas precisa ser reforçado, porque tem gente que ainda acha que não vai chegar aqui – já chegou!
- Evite exposição, fique o máximo possível em casa;
- Fuja de aglomerações;
- Use máscara protetora;
- Lave as mãos e antebraços com sabão por no mínimo 20 segundos;
- Abuse do álcool gel nas mãos;
- Cobrir a boca ao tossir ou espirrar;
- Manter distância de 2 metros de quem tossir ou espirrar, e até no mesmo no convívio evitar muita proximidade;
- E muito atenção ao sinais de febre, dificuldade para respirar e tosse seca;
O vírus é transmitido pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
- gotículas de saliva;
- espirro;
- tosse;
- catarro;
- contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
- contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Se a pessoa tem nariz escorrendo, um pouquinho de tosse e uma febre baixa, a doença pode ser menos grave. Se ela começa a ter tosse mais intensa, com catarro com pus, febre alta com calafrios, falta de ar, dores musculares, com as ponta dos dedos e os lábios arroxeados, daí tem que ir para o hospital, explicam os médicos. Ainda não há uma vacina contra a doença e só deve procurar um hospital quem realmente tiver os tais sintomas ou teve contato com alguém infectado.
Outro cuidado super importante é não viajar em hipótese alguma para outros países até que a situação fique sob controle.
Apesar disso tudo, não devemos entrar em pânico, apenas tomar todos os cuidados possíveis e rezar para que tudo volte ao normal o mais rápido possível. Se Deus quiser, em breve teremos vencido mais essa…