Claro que algumas pessoas já nascem com o dom de cozinhar, mas saiba que é super possível desenvolver a habilidade de preparar alimentos incríveis – é só treinar. Seguir à risca a receita, entender a função de cada ingrediente e preparar várias vezes o mesmo prato, são fundamentais para quem quer exercitar seu lado chef.
Que tal você mesma fazer o molho que é considerado um dos mais elaborados na gastronomia? Estou falando do Roti, uma redução de sabor encorpado, ideal para acompanhar carnes. Um dos mais antigos que se tem notícias, diz a lenda que ele surgiu na Grécia, quando os alimentos eram preparados em fogueiras. Um cozinheiro percebeu que as carnes soltavam líquido e gordura em contato com o calor e resolveu aproveitar este suco, incrementando essa delícia com vinho e algumas ervas – nascia um dos molhos mais utilizados no mundo inteiro.
A receita original leva dias para ser finalizada, mas é possível fazer uma versão mais prática para o dia a dia.
Ingredientes
- 500g de músculo sem gordura e cortado em cubos pequenos
- 2 cebola em rodelas
- 1 cebola inteira
- 1 tomate em pedaços
- 4 dentes de alho
- 1 talo de salsão
- 4 folhas de louro
- 4 cravos
- 1 xícara de cogumelos (opcional)
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 1 xícara de vinho branco seco
- 100g de manteiga
- 2 cenoura em rodelas
- 3 litros de água
Modo de Preparo
Aqueça uma panela funda e coloque a manteiga. Adicione a carne e frite até que fique tostada. Acrescente a cenoura, o alho, as cebolas em rodelas e junte a farinha de trigo aos poucos. Refogue até que a farinha fique bem tostada.
Junte o tomate, o salsão em rodelas, o louro, os cravos, o extrato de tomate, talos de cogumelos, a oignon brule (se for o caso), o vinho e a água. Deixe cozinhar por 3 horas a partir do momento de ebulição. Retire do fogo e passe por uma peneira. Volte o caldo ao fogo e deixe até conseguir um molho espesso.
Ótima sugestão para dar aquele toque especial a assados e grelhados… #delicia #culinaria #facavocemesma