Contact Information

Theodore Lowe, Ap #867-859
Sit Rd, Azusa New York

We Are Available 24/ 7. Call Now.

Sabia que ontem, 22, foi o Dia Nacional do Pudim? Tão amado por tantas pessoas, claro que ele também merece um dia só pra ele, afinal de contas essa é uma das sobremesas que mais faz sucesso mundo afora.

Eu até me aventuro nas interpretações, porque faz parte experimentar novos sabores, mas o que eu amo mesmo é a receita tradicional, aquela que normalmente a gente lembra da mãe ou avó fazendo em casa.

Você também é da turma que faz questão que ele seja sem furinhos ou tanto faz? Claro que ele pode ser gostoso de várias maneiras, mas, segundo especialistas em gastronomia, o “perfeito” tem textura lisinha, sem os tais furinhos, macio e saboroso.

São várias as possibilidades de acordo com a criatividade de cada Chef, mas vou compartilhar essa receita do site Panelinha da Rita Lobo, que sempre arrasa. Detalhe: essa maravilha precisa de apenas 5 ingredientes – leite, ovos, leite condensado, açúcar e água.

INGREDIENTES DO PUDIM

2 latas de leite condensado
4 ovos
2 ½ xícaras (chá) de leite

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa).
Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior. Mexa com o batedor de arame para misturar as claras com as gemas. Junte o leite condensado e misture bem.
Acrescente o leite aos poucos, mexendo delicadamente com o batedor, apenas para misturar — evite fazer movimentos bruscos para não incorporar ar. Os furinhos no pudim são bolhas de ar, por isso, mexa delicadamente mesmo. Deixe a massa do pudim descansando enquanto prepara o caramelo — essa pausa é essencial para eliminar possíveis bolhas de ar e garantir um pudim lisinho.

INGREDUENTES DO CARAMELO

1 xícara (chá) de açúcar
⅓ xícara (chá) de água fervente

MODO DE PREPARO

Separe uma fôrma redonda, com furo no meio, de 22 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo médio — ela vai ser usada para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria.
Numa panela média, leve o açúcar ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula, até formar um caramelo dourado. Meça ⅓ de xícara (chá) da água fervente e, com cuidado, regue sobre o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar. Misture com a espátula até ficar lisa.
Transfira a calda para a fôrma, vertendo sobre o cone central. Com um pano de prato (ou luva térmica), segure e gire a fôrma para caramelizar a lateral.
Despeje a massa do pudim na fôrma, passando por uma peneira. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira, leve ao forno, e só então regue com a água fervente até cobrir metade da fôrma do pudim (para assar em banho-maria).
Deixe assar por 1 hora e meia — o tempo pode variar de acordo com o modelo e o tipo de forno. O pudim estará pronto quando a superfície estiver firme, mas com o interior ainda cremoso — ele termina de firmar enquanto esfria. Evite assar demasiadamente para não ressecar nem endurecer muito.
Retire o pudim do forno e deixe amornar. Leve para a geladeira por ao menos 3 horas. Antes de servir, passe a base da fôrma sobre a chama do fogão aceso, apenas para soltar a calda. Cubra a fôrma com um prato com borda alta e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir ou espere gelar (fica ainda mais gostoso).

Faz e me conta como ficou?