Assim como na moda, a gastronomia também tem os alimentos do momento. Quem não se lembra do “auge” do tomate seco? De repente tudo passou a ter o ingrediente na receita (rs)… Isso vale para a onda dos ceviches, das trufas, do food truck, do hamburguer gourmet e por aí vai.
Com o sucesso dos reality shows de culinária e a popularização de chefs-celebridades, o que comer virou um acontecimento. Além dos restaurantes que sempre disputam o topo da lista dos lugares para ver e ser visto, alguns pratos também ficam nos holofotes – agora é a vez do polvo. Até bem pouco tempo não era comum achar pratos feitos com o molusco em tantos cardápios, mas, atualmente, ele tem sido a estrela do menú.
A começar pelo fato de que ele precisa ser bem fresco, porque senão já viu o risco consumir algo estragado. Tem também a questão do preparo, porque não é nada fácil achar o ponto correto da carne, sem que fique borrachuda. Ainda tem a aparência, que, para algumas pessoas, não é muito convidativa (rs).
Tem várias formas de prepará-lo, mas como ele é o centro das atenções, normalmente os restaurantes serve o polvo assado acompanhado de batatas ou uma salada, assim o foco é todo pra ele. Uma outra opção bem saborosa é o arroz de polvo, que lembra um risotto e a carne já fica com uma outra textura.
Nunca teve coragem de provar? Bobagem… Talvez você descubra que ele é uma das coisas que você mais curte e não sabia (rs). Sem essa de preconceito, ao menos experimente. Não gostou? Risca da lista.
Em sua próxima ida a um restaurante, não deixe de dar uma espiada se tem alguma sugestão de polvo disponível, porque ele pode ser a sua nova paixão. #gastronomia #restaurante #foodelicious