Se sustentabilidade já era uma necessidade, com a pandemia a prioridade aumentou e colocou o assunto novamente no centro das discussões. O novo “normal” pede consumo consciente aliado a métodos de produção que respeitem o meio ambiente, o consumidor está cada vez mais exigente sobre a origem daquilo que consome.
Será que aquela roupa foi feita com trabalho escravo? Determinados materiais não poluem a natureza? Essa empresa tem responsabilidade social e se envolve com as grandes questões do mundo como meio ambiente, inclusão e diversidade? Roupa não deve ser apenas roupa, mas realmente uma forma de expressão em todos os sentidos.
Nesse caminho, a Gucci dá o exemplo e acaba de anunciar sua primeira coleção de sua moda circular, na qual as roupas e acessórios são feitos com materiais reciclados, orgânicos, de base biológica e de origem sustentável, entre eles um nylon feito a partir de retalhos e resíduos pré e pós-consumo. Incrível, não?
Para lançar Gucci Off The Grid, nome dessa linha fantástica, a marca lançou uma campanha especial fotografada e filmada em Los Angeles e estrelada por nomes como Jane Fonda, Lil Nas X, Miyavi, King Princess e David de Rothschild. Esse time de estrelas representa moradores de uma metrópole que criam um refúgio inspirado em uma casa da árvore em meio a arranha-céus. Segundo Alessandro Michele, diretor criativo da marca, “a coleção é resultado do trabalho em equipe; todo mundo trouxe algo para isso. E na campanha também existe essa ideia de diálogo entre as pessoas que constroem algo novo. Imaginei que poderíamos construir uma casa na árvore no centro da cidade, todos juntos, como crianças brincando no parque. Porque todos nós precisamos construir esta casa ou descobrir que nosso planeta existe, mesmo onde parece que não está lá ou está longe.”
Um ótimo exemplo a ser seguido…