Tudo o que é feito com açúcar refinado tradicional fica gostoso, mas nem sempre a gente lembra que ele não é um ingrediente saudável. Além de opções como açúcar de coco, xilitol e eritritol, que provavelmente você já pode ter ouvido a respeito, o de maçã ainda é pouco conhecido, então vale a pena saber um pouco sobre seus principais benefícios.
Feito a partir da fruta desidratada, ele é produzido inclusive com a casca, o que faz com que ele tenha elevado teor de fibras – cinco colheres de sopa fornecem 100% do valor diário necessário para uma vida saudável. Essa característica faz com que a sua absorção pelo organismo seja mais lenta, conferindo menor índice glicêmico em relação ao açúcar refinado.
Menos calórico, o açúcar de maçã é considerado seguro para diabéticos, além de ser 100% natural, livre de químicas e não contem maltodextrina. Ele também é fonte de substâncias antioxidantes e rico em vitamina C, que auxilia no combate das gripes, resfriados e previne problemas respiratórios, assim como também pode ajudar a diminuir o colesterol e reduzir os riscos de se desenvolver diabetes.
Como ele não possui sabor residual, pode ser usado na mesma proporção do açúcar refinado para adoçar sua bebida e no preparo de receitas quentes e frias.
O preço dele ainda e mais alto que o refinado, porque o produto são necessários cinco quilos de maçã para obter um quilo do açúcar. Primeira as frutas são batidas com um pouco de água até ganhar a consistência de purê e, em seguida, a massa é desidratada.
Fiquei curiosa para experimentar…