Muitas vezes temos o péssimo hábito de não valorizar aquilo que está alí, na nossa frente o tempo todo. O que temos em abundância e estamos acostumados a comer desde criança, parece perder sua importância, passa a ser algo banal…
Você dá alguma importância para a banana? A gente gosta e come sempre, mas muito pelo hábito, porque ela já faz parte da vida do brasileiro e do mundo inteiro (é a 4a. fruta mais produzida no mundo). Prata, nanica, maçã e da terra – a banana é democrática, está na mesa de todo mundo, de norte a sul, no café da manhã, no almoço, na sobremesa, no lanche ou no jantar. Temos banana pra dar e vender, mas nem todo mundo sabe como essa fruta é maravilhosa e faz bem à nossa saúde.
Não é à toa que comemos banana desde bebê, quando nossas mães, sabiamente, a utilizam para fazer as primeiras papinhas. Entre tantos benefícios, o que mais se sabe é que ela é fonte de potássio, por isso é ideal para controlar a pressão arterial, evitar cãibras e dores musculares. Mas ela tem muitos outros pontos positivos:
– tem uma substância chamada frutooligossacarídeo, prebiótico ótimo para a flora intestinal e para combater a azia;
– ideal para quem faz dieta, pode ser consumida entre as refeições, perfeita para dar aquela sensação de saciedade: pura, com aveia ou granola – só não pode com nutela, se seu objetivo é perder peso (rs).
– poderosa, é rica em fibras, triptofano, fósforo, cálcio, magnésio e vitaminas A, C, B1, B2 e B6;
– possui antioxidantes (combate o envelhecimento);
– para dormir bem: possui triptofano, aminoácido precursor da melatonina, o hormônio do sono;
– aumenta a produção da serotonina, que melhora o humor.
Mas não é porque ela faz bem que a gente vai exagerar na dose: o ideal é consumir 1 banana por dia, até porque ela tem uma quantidade razoável de calorias. Dá uma olhada em sua composição nutricional:
E tem mais: a casca da banana tem o dobro de potássio, é menos calórica que a fruta e você pode utilizá-la em receitas como bolo e brigadeiro, por exemplo.
Deliciosa, prática e poderosa – não pode faltar em sua dieta! #saude #comerbemfazbem #naovivosem