Já morei uma época em Portugal e sou apaixonada não só pelo país e suas cidades lindas, como pelas pessoas e pela comida, que, como todo mundo sabe, é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a! Gosta de salgado? Lá é o lugar certo. Prefere doce? Estamos falando do paraíso… Tem pra todos os gostos, não dá pra escapar kkk.
Se você não teve a oportunidade de viajar pra Portugal ou se já foi e está com saudades, tenho uma ótima dica – a Casa Mathilde, em São Paulo, tem os melhores doces de Portugal. Localizada bem no coração do centro histórico da cidade, perto da Bolsa de Valores, a doçaria fica no prédio onde, nos anos 1950, funcionava o restaurante Fasano.
Pra entender como eles conseguem fazer essas delícias aqui exatamente como são feitas lá, você precisa saber um pouco da história. O nome Casa Mathilde está ligado à Fábrica das Queijadas Mathilde, que foi fundada em 1850 por Mathilde Soares Ribeiro, em Ranholas. O próprio rei D. Fernando II, um apaixonado pela região onde mandou construir o Palácio da Pena, ícone da arquitetura local no século XIX, fazia lá uma pausa no seu trajeto para Sintra.
O rei era tão apaixonado pelas queijadas da Mathilde, que a instituiu como fornecedora da Casa Real, concedendo-lhe um carimbo metálico com o qual deviam ser marcados os pacotes que lhe eram destinados. Junto com o carimbo, Mathilde recebeu a declaração: “Sua Magestade El-Rei D. Fernando II, por preferir as queijadas desta marca, houve por bem oferecer este marcador para que os fornecimentos a Sua Casa Real fossem devidamente marcados”. Não é incrível?
Tudo fresquinho e feito lá, você encontra as delícias mais tradicionais da doçaria portuguesa: Bola de Berlim, Delícia de Laranja, Mimo da Pena, Noz de Galamares, Pastéis de Nata e de São Bento, Queijada, Torta de Azeitão, Travesseiro de Sintra… Acha que acabou? Tem bolos, croissants, palmiers, Pão de Deus, Queque, Salame da Mathilde, e muito mais.
Outra tradição, os pães, também são demais: tem Baguete Rústica, Broa de Milho, Pão Alentejano, Pão de Forma, Bolinha de Mistura… Na parte dos salgados tem sanduíches super saborosos, além dos folheados, o Pão com Chouriço e, claro, as empadas. Quando você pensa que acabou, daí você se depara com os sorvetes – o de limão siciliano é maravilhoso.
A decoração é muito agradável e parece que você voltou no tempo. Aproveite pra tomar uma café bem gostoso e comer por lá mesmo ou, se preferir, levar essas delícias pra casa. Esse é um programa que vale super a pena fazer quando você estiver com vontade de comer coisas gostosas, sem ficar com peso na consciência. Difícil vai ser concluir qual é o doce ou salgado preferido, porque tudo lá incrível!
E aí, a Mathilde vai ou não ser sua melhor amiga? (rs) Resista, se for capaz… #delicia #doce #omundoemsp
Casa Mathilde Doçaria Tradicional Portuguesa
Praça Antônio Prado, 76 – Centro, São Paulo
Tel.: (11) 3105-8609
www.casamathilde.com.br