Como cada um se adapta melhor a um determinado tipo de dieta, vale sempre ficar de olho nas diversas possibilidades. Uma pode isso, a outra restringe aquilo… Não tem regra, cada um se resolve do seu jeito – o que importa é sentir-se bem e cuidar do corpitcho.
Crudivorismo. Nunca tinha ouvido essa palavra até pesquisar sobre a dieta crudívora, também conhecida como “alimentação viva” ou “raw food“. Nada mais é do que consumir os alimentos crus, como são encontrados na natureza, ou, no máximo, preparados de forma que conserve suas características. Para evitar que eles percam demais os nutrientes, a dieta sugere submetê-los a no máximo 40 graus, o que é bem pouco para quem está acostumado a cozinhar da maneira tradicional.
Esse estilo de vida virou moda depois que celebrities como Demi Moore e Natalie Portman se declararam adeptas. Junto com uma multidão de gente que passou a consumir comida crua, surgiram também os restaurantes especializados em “raw food“, assim a alimentação não fica restrita à casa de quem pratica a dieta crudívora.
Basicamente, ela é rica em alimentos de origem vegetal como frutas frescas, vegetais, sementes ou brotos como o trigo, arroz, cevada, centeio, aveia, lentilha, grão de bico e ervilha, assim como alfafa e algas. Também podem fazer parte da alimentação carnes cruas como carpaccio, sashimis e ceviches. Já deu pra perceber que os deliciosos e funcionais sucos verde, vermelho, amarelo etc, super se encaixam aqui. Esqueça totalmente os alimentos industrializados ou processados, sem contar açúcar e farinha branca.
De início parece tudo muito restrito, mas se aprofundando nesse universo você vai ver que são muitas as possibilidades. Basta dar um Google para ver quantas receitas ensinam a substituir os alimentos não indicados pela dieta, assim você não compromete o sabor ou o preparo dos pratos.
Segundo os praticantes, a dieta crudívora é crucial para um emagrecimento saudável, já que tem baixo teor de gordura e calorias. Sem contar que ela proporciona melhor utilização dos nutrientes, além de serem muito mais práticas para serem preparadas. Resultado: perda de peso, melhor funcionamento do intestino e pele mais bonita. Como ela elimina o consumo de alimentos gordurosos, consequentemente, também ameniza o aparecimento de celulites, acnes, psoríase, eczema e dermatites.
O ponto de atenção para os crudívoros é a necessidade de cuidado extremo quanto ao frescor dos alimentos e de total higiene em seu preparo. Claro que esses pontos valem para qualquer tipo de dieta (rs), mas nesse caso eles se tornam ainda mais essenciais para evitar intoxicação alimentar.
Como sempre digo, antes de sair por aí mudando tudo em sua alimentação, lembre-se que cada caso é um caso. Portanto, é fundamental consultar um médico para saber os impactos de uma determinada dieta em seu organismo.
Confesso que gosto de alguns alimentos em sua forma crua, mas para encarar uma dieta assim precisa estar disposta a mudar bastante os hábitos. Para quem divide a mesa com alguém, o difícil é ter mais de um menu a ser preparado, já que nem todo mundo pode querer praticar o crudivorismo. E você, vai encarar essa? #dieta #alimentacaosaudavel #voceeoquevocecome