Contact Information

Theodore Lowe, Ap #867-859
Sit Rd, Azusa New York

We Are Available 24/ 7. Call Now.

Morar em uma cidade como São Paulo tem suas vantagens, mas não dá pra não dizer que um pouco de verde nessa selva de pedra faz falta… Com cada vez menos espaço disponível, a gente olha para os lados e vê rapidamente a paisagem urbana se transformando – parece que do nada cresce um novo prédio rs.

Jardim Vertical dentro de casa
Jardim Vertical dentro de casa

Se por um lado esse progresso é um caminho irreversível, pequenas soluções se fazem necessárias para que as pessoas tenham algum contato com a natureza. Plantar uma árvore já esteve na lista das três coisas que precisamos fazer antes de morrer (além de escrever um livro e ter um filho), mas até isso está se tornando mais difícil. Segundo a legislação, somente a Prefeitura de São Paulo está autorizada a fazer o plantio, poda e remoção de árvores em vias públicas. Ou seja, precisamos usar a criatividade…

Plantas na decoração
Plantas na decoração

De uns tempos pra cá, uma iniciativa que tenho achado genial são os jardins verticais, que estão conquistando cada vez mais adeptos na cidade. Se ele já existia em áreas internas ou sacadas, agora ele ganhou destaque e invadiu a parede dos edifícios. Gente, vamos combinar que, além de combater o aquecimento global, visualmente isso é muito lindo.

Parede de plantas no interior
Parede de plantas no interior

Já vi vários São Paulo… Tem um deslumbrante feito pelo talentoso Gilberto Elkis no fundo da joalheira Fratina, nos Jardins.

Projeto lindíssimo na loja da Frattina, na Rua Oscar Freire
Projeto lindíssimo na loja da Frattina, na Rua Oscar Freire

Outro bem bonito foi feito na fachada do Hospital Sírio Libanês, bem ali na avenida 9 de Julho.

Jardim na fachada do Hospital Sírio Libanês
Jardim na fachada do Hospital Sírio Libanês

Mas o mais espetacular, na minha opinião, é o que está em duas paredes gigantes de um edifício às margens do Minhocão, bem no centro da cidade. Já comentei aqui sobre o interesse de um grupo de pessoas que transformar o elevado Costa e Silva no Parque do Minhocão, então esse jardim vertical surgiu em um ótimo momento, quase que um marco desse movimento.  É demais a experiência de passar por lá, de carro ou à pé, e ver aquelas plantas lindas contrastando com o concreto da cidade…

Jardim Vertical em pleno Minhocão
Jardim Vertical em pleno Minhocão

O jardim vertical retira o calor da fachada de maneira mais eficaz e econômica do que qualquer outro tipo de tratamento, contribuindo diretamente com a eficiência energética de um prédio. Estudiosos também garantem que esse tipo de “ecoparede”, nome mais técnico dado à essa prática, ajuda a reter as impurezas e poluentes, já que os microorganismos decompõe os poluentes, transformando-os em fertilizantes para as plantas.

Também no Minhocão, grafite faz protesto para incentivar mais verde na cidade - demais!
Também no Minhocão, grafite faz protesto para incentivar mais verde na cidade – demais!

Além de esteticamente lindos, esses jardins também podem ser funcionais, pois é possível cultivar hortaliças para o consumo. Olha que delícia você poder colher uma verdura bem ali pertinho de você… Com o aumento da procura por esse recurso, empresas criaram vários modelos, de diversos tamanhos e técnicas, com direito à sistema de irrigação automática e tudo mais.

Jardim nas paredes e telhado
Jardim nas paredes e telhado

O mérito todo dessa maravilha é do botânico francês Patrick Blanc, que inventou a técnica do jardim vertical, hoje difundida no mundo todo. Ele criou esse tipo de jardim após observar os vegetais que vivem em penhascos, entradas de cavernas e rochas, e constatou que a terra funciona como uma base para as plantas, mas do que elas necessitam mesmo é de água, luz e nutrientes. A partir daí Patrick criou uma estrutura que é instalada nas paredes e funciona como uma base, na qual as plantas são fixadas. Blanc conta com diversos trabalhos verticais em prédios e casas de países como França, Itália, e Alemanha, entre outros.

Projeto do maior jardim vertical do mundo, em um prédio residencial em Sri Lanka
Clearpoint Tower: projeto do maior jardim vertical do mundo, em um prédio residencial em Sri Lanka

Curtiu como eu? Então plante essa idéia… #natureza #maisverdeporfavor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *