Adoro compras inteligentes, daquelas que a gente investe em algo que não será descartável… Optar pelo clássico tem essa vantagem, mudam as tendências, mas o que é tradicional sempre está lá, firme e forte! Principalmente na moda, que toda hora surge uma novidade – claro que eu, como toda mulher, adoro ter roupas novas, mas é sempre bom ter coisas que você poderá usar sempre, sozinhos ou combinados com novos modismos.
É o caso do navy, essas listras inspiradas nos uniformes dos marinheiros, normalmente composta por um fundo branco, com faixas em marinho ou vermelho. A primeira a usar essa referência na moda foi Coco Chanel, nos anos 1920, tanto que em um de seus registros fotográficos mais icônicos ela aparece usando blusa navy. Desde então, a padronagem se tornou uma característica da grife que leva seu nome.
Outro nome importante na difusão dessas listras é o também francês Jean Paul Gaultier, que, apesar de super contemporâneo, se apropriou dessa estampa clássica em suas criações.
Hoje em dia a estampa pode ser encontrada em suas mais diversas versões e com outras cores como amarelo, verde ou cinza, por exemplo. As listras também podem ser mais largas e de tamanhos diferentes, assim como utilizadas em tecidos tradicionais como sarja, malha e linho, como em mais diferenciados como paetês e bordados com miçangas e pedrarias.
Até por vir desse universo marítimo, a estampa tem tudo a ver com o verão, por isso está sempre entre as preferidas para ser usada na praia, na piscina, no passeio de barco e nas ruas mesmo rs.
Como a moda não deve ser literal, mas sim uma inspiração, você pode montar looks de listras com peças neutras como preto ou branco, como também pode combiná-las com estampas – acho incrível listras com flores, motivos étnicos ou abstratos. Para quem tem mais facilidade com o assunto, mixar listras de tamanhos ou cores diferentes também funciona.
Já que esse é o mood do Verão 2016, botões dourados, âncoras e amarrações tipo corda também aparecem com tudo.
Eu adoro um bom navy rs… Esse em especial curti muito, porque é lindo, super fresco, prático e misturei com o meu velho Louboutin de xadrez vichy que não abro mão.