Acho super importante ter disciplina para treinar. Com minha rotina de mãe, esposa e profissional, prefiro reservar a parte da manhã para malhar (pode acreditar, acordo às 7h da manhã).
E você, vai pra a academia de manhã ou à noite? Independentemente de sua preferência, o alimento que você consome pré e pós-treino é tão importante quanto o próprio treino. Muitos de nós já tivemos a experiência de devorar um jantar depois de treinar, isso porque não comemos nada antes. Seguindo esses toques simples, você vai permanecer na pista durante todo o dia, além de permitir que você obtenha o máximo de proveito do seu treino.
Manhã:
Você é uma pessoa da manhã, do tipo que pula da cama com todo o ânimo do mundo, já disposta pra ir para a academia? Ok, não conheço quase ninguém assim rs. Vou ser mais realista – você é daquelas que acorda cedo pra treinar? Se esse é o seu caso, então ter um café-da-manhã completo não é o ideal. Seu corpo precisa de tempo para digerir o alimento que você consome e esse processo geralmente leva cerca de uma a duas horas. Uma ótima sugestão é alimentar-se com vitaminas e nutrientes, como um suco verde, por exemplo, que te dá energia, desintoxica o corpo e ajuda a controlar peso.
Tarde:
Se você é da turma que treina durante o dia, a primeira recomendação é beber bastante água na primeira metade do dia, para manter seu corpo hidratado. Almoce pelo menos uma hora antes, assim dá tempo de fazer a digestão. Se preferir almoçar após o treino, daí você pode optar por algo um pouco mais substancial.
Noite:
Com o dia repleto de compromissos, muitas vezes só sobra o período da noite para se exercitar. Cuidado para não comer demais após um dia longo de atividades e de treinar, já que naturalmente dá aquela fome difícil de controlar. Uma boa dica é fazer um lanche de baixa caloria logo após treinar, assim quando chegar em casa você não estará tão faminta.
É fundamental monitorar o que você come. Se você é disciplinada, anotar o conteúdo de suas refeições permite uma análise mais assertiva se está exagerando ou não. No meu caso, vai de cabeça mesmo rs.
Se você curte tecnologia, divirta-se com os inúmeros aplicativos e faça esse controle com o smartphone.
tire as dúvidas @ Márcio Lui – personal trainer BODYTECH