Como é bom falar de alguém que merece todo o nosso respeito pelo talento profissional… As honras da vez são para Renato Kherlakian, criador da Zoomp, que acaba de lançar o livro “uns jeans… uns não”, com a trajetória de 40 anos de uma das marcas de moda mais incríveis que o Brasil já teve.
Quem não se lembra daquele raio amarelo, que era sonho de consumo de toda uma geração… Já contei aqui, que guardei dinheiro 1 ano pra poder realizar o sonho de ter uma calça semibaggy da Zoomp. O mais engraçado é que sempre ouço algo parecido de outras pessoas, que também já fizeram alguma loucura pra ter a sua. E se isso aconteceu com tanta gente, temos mais é que aplaudir todo o trabalho feito na construção dessa marca.
Falando na calça baggy, só para ter noção do sucesso que foi esse modelo, o que a Zoomp usou de tecido para confeccionar todas as calças que ela já vendeu, seria suficiente para dar meia-volta ao mundo em metros lineares.
Se para a história da moda brasileira a Zoomp tem toda essa importância, pra mim ela tem ainda mais… Logo após a morte do Ayrton, quando fiz a Playboy e no auge de toda aquela polêmica, a marca me escolheu como embaixadora da turnê de desfiles realizados por todo o Brasil, um projeto lindo em parceria com a GRAACC. Foi muito emocionante participar desses eventos, e um pouco dessas histórias você vai poder conferir no livro.
Para preservar esse legado, meu querido amigo Renato Kherlakian, se uniu à SENAI-SP Editora para lançar esse livro, que compila textos escritos por Ronald Sclavi, e conta os momentos mais importantes da Zoomp, reconstruindo quatro décadas de blue jeans.
A obra é um histórico sobre como o jeans atravessou fronteiras, tudo contado em uma narrativa de A a Z, com mais de 180 verbetes em ordem alfabética, que detalham personagens, cores, nomes, técnicas, sentimentos, texturas, aromas, retratando o DNA da Zoomp. O livro traz também um arquivo de fotos, referências e vídeos, disponíveis via QR Code – basta usar seu celular para conferir imagens históricas. A cada página, um momento pra ser lembrado – é uma viagem no tempo, com a Zoomp sempre lá, protagonista de tantas histórias.
Tudo começou em 1974 com o diferencial de um jeans anatômico e numerações intermediárias. Nas décadas de 70 e 80, o logotipo da marca se tornou símbolo de poder e transmitia uma essência sexy jeans, que simbolizou o vanguardismo da Zoomp. Durante esse período, Renato vivenciou uma série de parcerias e projetos, com momentos inesquecíveis, entre eles, a criação da marca Zapping e campanhas memoráveis, como as fotografadas pelo super fotógrafo Mario Testino.
Muito mais que roupas maravilhosas, a Zoomp era um lifestyle e conseguiu de forma única entrar em nossos corações. Fica aqui o registro de todo o meu respeito, gratidão e orgulho de poder, de alguma forma, ter feito parte dessa história! #moda #livro #temqueter
Você encontra o livro “uns jeans… uns não” nas melhores livrarias de todo o país ou no site da Livraria Cultura.