Ela não só marcou uma época, como serve de referência de moda até hoje – Jackie O. foi, sem sombra de dúvidas, uma das mulheres mais elegantes de todos os tempos. Elegante, tudo o que ela usava se tornava objeto de desejo. Com “Jackie” em cartaz nos cinemas e concorrendo em 3 categorias ao Oscar, entre elas figurino, claro, hoje quero comentar sobre os principais ícones do estilo da ex-primeira dama americana. Detalhe: essas fotos são reais.
Bem fiel à realidade e executado com perfeição, o filme mostra bem as roupas e acessórios usados pela viúva de John F. Kennedy, mas como muitas vezes a gente se prende ao drama, é sempre bom analisar com calma todos esses elementos inspiradores.
Ela adorava grifes como Chanel, Givenchy, Dior e Gucci, essa última até a homenageou com a bolsa chamada Jackie. Mas de todos, quem mais fez roupas para ela foi o estilista Oleg Cassini, de quem ela chegou a ter mais de 300 peças.
Inclusive tem uma polêmica sobre o tão famoso tailleur rosa que ela usava no momento do assassinato. Apesar de todo mundo pensar que era Chanel, Karl Lagerfeld já deu declarações alfinetando que na verdade se tratava de uma “cópia” da maison francesa feita por Oleg. Babado e confusão! (rs)
O conjunto composto por saia e casaquinho, também conhecido como tailleur, era uma de suas marcas registradas. Discreto, esse tipo de combinação tem sempre as 2 partes feitas no mesmo tecido. Usados no dia a dia, em festas ou por executivas alinhadas, o modelo faz sucesso sempre por ser atemporal – mude a cor ou estampa e terá uma peça completamente diferente da outra, mas todas elas chiquérrimas.
Outro ícone de seu estilo são os óculos, aqueles redondos e bem gigantes, do jeito que eu gosto. Inclusive a Rayban lançou um inspirado no que ela usava, por isso o modelo recebeu o nome de Jackie OH. Mesmo os de outras marcas que existem por aí e não foram batizados oficialmente em sua homenagem, eles sempre são chamados assim.
Ela também adorava chapéu, colar de pérolas, casacos impecáveis com abotoamento transpassado, luvas e lenços. Seu poder de influência já era tão grande, que no filme eles mostram uma cena na qual ela está passando em frente à uma loja e as vitrines estão com looks exatamente como os dela.
Se inspirar no estilo de Jackie O. é uma aposta mais do que certa – será incrível hoje e sempre. Invista em peças clássicas e de qualidade, porque independente das tendências, elas serão sempre corretas! #fashionicon #moda #temqueter