Ontem, 14 de junho, foi o Dia da Manicure, essas profissionais maravilhosas que a gente não vive sem. Pelo menos uma vez por semana, lá estamos no salão, desesperadas para fazer a mão. Todo mundo tem a sua preferida, que, quando você encontra, parece que nunca mais vai ter alguém que faça tão bem como ela (rs).
A palavra manicure é de origem francesa, e foi incorporada à língua portuguesa sem nenhuma modificação, apenas com a introdução do termo manicuro, que é utilizado para os profissionais masculinos – sim, tem cada vez mais homens também trabalhando nessa área.
Pesquisas mostram que as primeiras unhas pintadas surgiram na China, por volta de 3.000 a.C. As cores do que hoje conhecemos como “esmalte” estavam diretamente relacionadas à posição social. Durante a dinastia Chou, no século 7 a.C., apenas os membros da família real podiam usar uma pasta dourada ou prateada na unha – as cores reais mudariam mais tarde para vermelho e preto. Por volta do ano 30 a.C., pintar as unhas era moda também entre os egípcios, que mergulhavam os dedos em tintura de hena. No reinado de Cleópatra, por exemplo, só ela podia usar vermelho nas unhas. Se hoje fazemos isso por vaidade, saiba que naquela época, desobedecer à ordem poderia resultar em punição severa – às vezes, até morte.
Muito mais do que tirar a cutícula, elas são responsáveis por cuidar da saúde das unhas, hidratando, fazendo massagem e outros cuidados, que pintar quase vira um detalhe. Claro que unhas bem pintadas fazem toda a diferença, mas essa 1 hora que a gente passa com elas, muita coisa rola kkk – elas são verdadeiras psicólogas, sempre com uma palavra amiga. Com tanta intimidade, às vezes elas conhecem a gente melhor do que muitas pessoas de nosso convívio (rs).
Se uma mulher já não vivia sem manicure, de uns tempos pra cá essa relação ficou ainda mais intensa. As unhas entraram de vez na moda e ganharam importância ainda maior na composição do look. Tem novos produtos e técnicas sendo lançados o tempo todo – uma hora é um acabamento, outra hora uma cor, com tendências para todos os estilos.
Curta, longa, redonda, quadrada, stiletto, lisa, decorada, natural, artificial, em acrílico, em gel – tem unha pra todos os gostos. Esse mercado ficou tão importante, que agora é chamado de nail art, que vai muito além de aplicar um esmalte. Tem esmalte em spray, que muda de cor, desfile de tendências de moda para as unhas e até detox especial pra elas, sabia?
Fica aqui minha homenagem a essas profissionais incríveis e o registro de minha profunda admiração por esse trabalho tão minucioso. Vocês arrasam! #naovivosem #manicure #nailart