Nova York é uma cidade única, porque lá você encontra tudo de melhor pra fazer, nas mais diversas áreas: gastronomia, shows, lojas, hotéis, passeios… Você pode ir 20 vezes pra lá, que sempre vai ter uma monte de coisas e lugares que você nunca viu ou que acabou de ser inaugurado. Com tantos programas legais, por isso sempre que posso volto pra lá, sou a-p-a-i-x-o-n-a-d-a por NYC.
Em minha última passagem pela cidade, reservei um tempo na agenda para visitar o MAD – Museum of Arts and Design, um lugar simplesmente incrível! Adoro arte de uma forma em geral, mas meu estilo preferido é o contemporâneo, e o MAD é um verdadeiro templo para esse tema.
Tive a sorte de conseguir ver a exposição “Studio Job MAD HO– USE”, que fica em cartaz até 21 de agosto. É a primeira mostra solo da dupla formada pelo belga Job Smeets e pela holandesa Nynke Tynagel, fundadores do atelier Studio Job, na Antuérpia, em 2000.
De identidade bastante própria, suas criações seguem uma mesma linha estética, que quando a gente bate os olhos, já sabe que são deles. Muito humor, opulência, tudo ornamentado e absolutamente maximalista. Para dar forma às suas ideias, materiais como bronze, vidro, porcelana, marchetaria, cristais e folhas de ouro são transformados em obras de arte.
Visitar essa exposição é fazer uma imersão na atmosfera da dupla, em uma instalação com objetos, móveis, esculturas, luminárias, revestimentos de piso, papel de parede e outros itens maravilhosos produzidos durante esses 16 anos do estúdio de design.
Fiquei encantada com as bananas iluminadas, com o macaco revestido de cristais, com o móvel todo dourado no melhor estilo “Espelho, espelho meu” e no banco gigante com um painel com vários esqueletos.
Organizada em 2 andares do museu, a exposição apresenta as obras como se elas estivessem dispostas em uma casa. “O que temos tentado fazer desde o início é ampliar o mercado do design. O projeto possui peças tão reais e convincentes que não precisa ser chamado necessariamente de arte”, definiu Smeets em uma de suas entrevistas.
A nuvem de fumaça dourada de uma locomotiva serve de tampo para a mesa, a Torre Eiffel virou luminária, o Big Ben é uma escultura-relógio, o King Kong escalou o famoso Burj Khalifa (prédio mais alto de Dubai), o Taj Mahal invertido virou mesa e um aspirador de pó ganhou o busto de um cavalo lindo com crina dourada.
Uma experiência única, daquelas que faz a gente olhar o mundo com outros olhos! #arte #design #exposicao
Exposição “Studio Job MAD HO– USE”
MAD – Museum of Arts and Design
2 Columbus Cir, Nova York
Até 21/agosto/16
www.madmuseum.org